Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Couvelha - uma história do futebol


Couvelha é um lugar na Região da Bairrada, com uma diversificada, antiga e curiosa história no seu percurso desportivo.
Nasce em 1925, pelo que a sua respeitável idade é sinónimo do querer das suas gentes.

Tão forte e empenhada, que um dos seus campos de futebol, e teve quatro, foi feito de um dia para o outro. Foram-se a um olival, e vá de tirar as oliveiras. Nascia assim um campo de jogos, local indispensável às suas demonstrações atléticas, onde as visitas podiam medir competências com este luzidio clube.

Mas como em todos estes clubes, dinheiro é coisa que não abundava, e por isso que numa determinada fase, e num dos seus muitos campos que teve ao longo da sua história, se tenha defrontado com a necessidade de arranjar forma de fazer as balizas. Um seu adepto, com a secreta esperança de também tomar parte nos jogos, ofereceu-as. Mas como o tempo passasse ele não fosse “convocado”, aborreceu-se e tirou-as! Por uns tempos não houve futebol na terra.

Esta e outras histórias constam de um pequeno livro que a Junta de Freguesia editou já nos anos deste século. Por ele ficamos a saber que o clube se chamou originalmente de Atlético Clube Lusitano, e as suas cores eram o preto e o branco, listadas verticalmente. Mas o percurso pictórico do clube é rico em diversidade, pois numa fase posterior foi verde e branco, em listas horizontais, pois o “sponsor” da altura, sendo sportinguista, impôs essa cláusula como contrapartida da oferta.

Entretanto pelos anos cinquenta o clube sofre uma paragem, e só em 1965 se reactiva o clube. Dinheiro para equipamento não havia, e recorreu-se à vizinhança. Foi o Samel que então dispensou umas camisolas velhas, que o saber e amor duma habitante da terra transformou em luzido equipamento. Era à Porto, e assim ficou o Couvelha azul e branco, agora.

Mas se o clube nasceu Atlético, passaria em 1947 a ser Futebol Clube de Couvelha, o que seria alterado em 1992, quando a sua sede ficou a marcar uma zona de convívio social e cultural, para a actual designação de Centro Cultural e Desportivo de Couvelha.

Chega ao futebol distrital em 1979, quando se filia na Associação de Aveiro, talvez entusiasmado com a prestação tida no I campeonato Popular de Aveiro, que o Óis do Bairro tinha organizado.

Fica aqui em traços largos, muito largos, uma interessante história de um dos muitos clubes do nosso futebol, cuja existência é um hino à perseverança.

Sem comentários: